MATÉRIA PRIMA

MATÉRIA PRIMA

POLIETILENO

Saber mais sobre uma resina termoplástica, como o polietileno, agrega muito aos responsáveis pela compra e pelo uso desta matéria-prima, já que tanto compradores quanto colaboradores responsáveis pela produção podem evitar diversos erros conhecendo mais sobre o material utilizado pela indústria que gerenciam e/ou trabalham.

O QUE É POLIETILENO (PE)?

O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade. Em temperatura abaixo de 60 °C, o polietileno é parcialmente solúvel em todos os solventes. E sua temperatura de total deformação e fusão é entre 110 e 115°C.

TIPOS DE POLIETILENO

Existem vários tipos de polietileno (PE) no mercado, que se diferenciam pelas condições reacionais e do sistema catalítico empregado em seu processo de polimerização.

(1) PEBD (polietileno de baixa densidade) Tenacidade, boa resistência ao impacto, flexibilidade alta, fácil processabilidade, propriedades elétricas notáveis e estabilidade.

(2) PEAD (polietileno de alta densidade) Esta matéria prima resulta em um produto de maior cristalinidade, além de maior resistência com menor espessura.

(3) PEBDL (polietileno de baixa densidade linear) A maior resistência a deformação de superfície. maior sensibilidade à fraturas do material fundido.

(4) POLIETILENO RECICLADO Possuem características semelhantes ao material virgem, sendo impermeáveis, maleáveis e duráveis. Além disso possuem outros diferenciais, pois, conferem melhor custo-benefício na produção industrial e sustentabilidade na gestão ambiental.