NOSSO PROCESSO

NOSSO PROCESSO

COMO É O PROCESSO DE EXTRUSÃO

Largamente utilizado na Indústria do Plástico, o processo de extrusão consiste em derreter os grânulos da resina termoplástica e em seguida processar esse material. Isso acontece através da fusão da matéria prima derretida que, depois de passar pela matriz do maquinário, toma a forma de um balão.

A transformação por extrusão é o método empregado para produção de filmes plásticos usados em muitas aplicações, como por exemplo, na produção de diversos tipos de embalagens, tais como: para alimentos, produtos do setor de materiais de construção, produtos químicos, na produção de sacos para lixos, utilizado no setor higiene e limpeza entre outras utilidades.

SAIBA MAIS SOBRE A EXTRUSÃO

O processo de fabricação que acontece numa extrusora de plástico começa com a inserção de resinas termoplásticas no equipamento. O funil da extrusora é alimentado com o material granulado ou moído, que por causa da gravidade cai sobre uma rosca que o transportará dentro de um cilindro aquecido por resistências elétricas, parte desse calor, advêm do atrito do próprio material com as paredes do cilindro. Nessa fase, o material passa por três zonas: alimentação, compressão e dosagem. Na zona de alimentação a rosca tem sulcos profundos, o intuito é que o material seja aquecido perto de seu ponto de fusão para então ser transportado a próxima zona. Direcionado para a zona de compressão existe uma diminuição progressiva dos sulcos de rosca, comprimindo o material contra parede do cilindro promovendo sua plastificação. Já na zona de dosagem os sulcos da rosca são continuamente rasos, para que seja feita uma mistura do material e a manutenção da vazão através da pressão gerada. No final do processo, o material é forçado contra telas de aço que seguram as impurezas como metal e borracha. Em seguida, passa para a matriz onde irá adquirir a forma de produto final. Dessa fase em diante, a sequência terá rumos diferentes de acordo com o produto a ser fabricado.